quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE AUTISMO EM ITAPERUNA

Começa amanhã as 08:00h em Itaperuna e vai até o domingo, a 1ª Conferência Internacional de DIR-Floortime. As mais recentes descobertas e avanços científicos serão mostrados nestes 3 dias.
Profissionais da área de Transtorno do Espectro Autista (TEA) são o público alvo.  O DIR-FT, é totalmente baseado em estímulos ao desenvolvimento, respeitando as individualidades dos autistas.

O encontro, destinado a médicos, demais profissionais de saúde e educadores,  disseca o modelo DIR  (Developmental, Individual Difference, Relationship-based) com abordagem Floortime, fortalecendo a comunicação, a interação, a resolução de problemas lógicos, a realização de atividades cotidianas e de aprendizado, com base na individualidade (reações aos sons e aos toques, preferências, vontades e emoções) e a forma como as crianças se relacionam com a família e cuidadores.

“É um modelo eficaz e humano, mas, por enquanto, poucas instituições o utilizam”, afirma a fisioterapeuta Claudia Boechat, vice-diretora geral da Faculdade Redentor e presidente da comissão organizadora da conferência. “Nosso objetivo é propagar o método e incentivar profissionais a aprenderem os conceitos, que são simples e podem ser usados nas atividades clínicas diárias com um ótimo ganho para o paciente e sua família”, acrescenta Boechat,  também idealizadora do portal Capeia Azul (capeiaazul.com).

 A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

O Floortime consiste em um novo conceito de ensino-aprendizagem para crianças com dificuldades de comunicação e interação. “Os pais podem e devem estar envolvidos nesse processo”, explica  Cláudia. “Floortime significa, literalmente, ‘tempo de chão’, ou seja, o tempo que os pais e profissionais passam com as crianças, observando o porque de suas atitudes e estimulando a realização das tarefas escolares e cotidianas com base em sua observação. Trata-se de um método não impositivo, que estimula o prazer em aprender e agir, sem necessidade de outras recompensas, como presentes”.

Presença internacional

O evento proporcionará a interação dos conferencistas com uma das idealizadoras do modelo DIR/Floortime, a psicóloga norte-americana Serena Wieder, co-fundadora e ex-presidente do Conselho Interdisciplinar sobre Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem (www.icdl.com), sendo atualmente diretora clínica da Fundação Profectum (www.profectum.org), instituição que oferece a certificação profissional, por meio da realização de cursos a distância.  Juntamente com Wieder, participarão dos painéis as especialistas Rosemary White e Sheri Cawn, também certificadas para o uso e ensino do modelo, além de profissionais de vários estados brasileiros. Uma novidade é a possibilidade dos inscritos levarem vídeos com casos clínicos para debate com as convidadas internacionais. A atividade faz parte de uma preparação para quem desejar estudar e obter a certificação.

AGENDA

1ª Conferência Internacional DIR/Floortime no Brasil

Local: Hotel Caiçara – Itaperuna – RJ

Data: 24,25 2 26 de outubro

Vagas limitadas. Informações e Inscrições:

http://capeiaazul.com/1-conferencia-dirflortime/


FONTE- www.redentor.edu.br e www.segs.com.br

A OPINIÃO DO BLOG
O evento localiza de vez Itaperuna no mapa mundial de referências do Autismo. E mostra a capacidade revolucionária do casal Cláudia Boechat e Luis Adriano Silva, que não esperaram acontecer: realizaram e muito ainda irão realizar. Esta Força Tarefa envolve pais de várias cidades do Rio, Minas, Espírito Santo e de outros estados mais distantes. Concentra na cidade, um número valioso de profissionais antes dispersos pelo país. Torna possível à famílias menos favorecidos, um tratamento digno. A conferência é outro passo gigantesco nesta caminhada difícil, mas, solidária e cada vez mais convicta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário